Valor do aluguel residencial fica estável em agosto na Capital

Para o mês de agosto, o valor médio do aluguel residencial na cidade de São Paulo apresentou ligeira alta de 0,5%, em relação ao mês anterior, ficando praticamente estável, conforme aponta a Pesquisa Mensal de Locação do Secovi-SP (Sindicato da Habitação). Nos últimos 12 meses, o incremento foi de 1,75%, contra uma deflação de 1,7% do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) verificada no mesmo período pela FGV/IBRE.

“Esse percentual demonstra uma melhora gradual do mercado de locação em São Paulo”, afirma Rolando Mifano, vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP.

 Em agosto, as unidades de 1 dormitório apresentaram variação mais expressiva nos valores de locação, com aumento de 2%. Já as unidades de 2 e 3 dormitórios tiveram queda de 0,4% e de 0,1%, respectivamente.

Garantias locatícias

O fiador continua sendo o tipo garantia mais frequente entre os inquilinos, respondendo por 46% dos contratos de locação realizados em julho. O depósito de três meses de aluguel foi a modalidade usada por 37% dos inquilinos, enquanto 17% deles optaram pelo seguro-fiança.

Índice de Velocidade de Locação

O IVL (Índice de Velocidade de Locação), que avalia o número de dias que se espera até que o contrato de aluguel seja assinado, indicou que o período de ocupação foi de 18 a 45 dias. Os imóveis alugados mais rapidamente foram as casas e os sobrados: de 18 a 42 dias. Os apartamentos tiveram um ritmo de escoamento mais lento: de 25 a 52 dias.

fonte:https://www.ultimoinstante.com.br/ultimas-noticias/economia/setores/valor-do-aluguel-residencial-fica-estavel-em-agosto-na-capital/200471/

Comentários